Artrose do quadril pode ser tratada para alívio da dor e melhora da mobilidade do paciente

A artrose é um tipo de artrite degenerativa que ocorre com maior frequência em pessoas a partir dos 50 anos, embora também afete os mais jovens. Mesmo sem cura, existem opções de tratamento que podem aliviar a dor e melhorar a mobilidade do paciente afetado.

De acordo com o ortopedista e um dos fundadores do Instituto Ferrer, Marcelo Ferrer, a patologia faz com que a cartilagem na articulação do quadril desapareça gradualmente. “À medida que a cartilagem desaparece, ela fica desgastada e o espaço entre os ossos diminui. Isso pode resultar em fricção. Para compensar a cartilagem perdida, os ossos danificados podem começar a crescer e formar esporões ósseos”, explica.

O Dr. Marcelo afirma que a doença desenvolve-se lentamente e a dor que ela causa piora ao longo do tempo. “A osteoartrite não tem uma única causa específica, mas há alguns fatores que podem aumentar sua probabilidade, como idade avançada, história familiar de osteoartrite, lesão prévia na articulação do quadril, obesidade, displasia do desenvolvimento do quadril e impacto femoroacetabular”, comenta. 

Para o tratamento não cirúrgico, recomenda-se fisioterapia, uso de muletas, bengala ou andador, medicamentos e suplementos alimentares para diminuir a dor. Já entre os tratamentos cirúrgicos, uma das principais opções é a prótese de quadril, com ótimos resultados.

O ortopedista afirma que algumas mudanças de atividades diárias podem proteger a articulação do quadril e diminuir o progresso da osteoartrite. Minimizar atividades que agravam a condição e perder peso também pode reduzir o estresse na articulação do quadril, resultando em menos dor e melhora de sua função.

“Exercícios específicos podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento e flexibilidade, além de fortalecer os músculos do quadril e da coxa. Utilizar  bengala, muletas ou andador pode melhorar a mobilidade e a independência. O uso de analgésicos ou  anti-inflamatórios não esteroides pode ajudar no controle da dor”, garante Marcelo Ferrer.

Ao falar sobre o tratamento cirúrgico, o ortopedista expõe que é realizada  a substituição do acetábulo e da cabeça femoral por próteses específicas, com excelentes resultados. Após a cirurgia, o tempo de recuperação e a fisioterapia são fundamentais. “A fisioterapia vai ajudá-lo a recuperar a força no quadril no período pós-operatório e restaurar os movimentos. Após o procedimento, é necessário usar andador por um tempo”, conclui.