Integração entre ortopedia e reumatologia qualifica atendimento e diagnóstico no Instituto Ferrer

O atendimento multidisciplinar é extremamente importante no tratamento de pacientes de ortopedia e traumatologia. Doenças como fibromialgia, artrite, artrose, lombalgias, bursites, tendinites, entre outras, necessitam do trabalho em conjunto do ortopedista e do reumatologista. No Instituto Ferrer, o atendimento especializado desses profissionais e a estrutura oferecida para a realização de exames fazem com que o paciente não precise sair do local para fazer todos os procedimentos do tratamento.

 

De acordo com a ortopedista Luciana Ferrer, esse tipo de atendimento foi o foco do Instituto desde a sua criação. “A ideia sempre foi construir uma clínica em família que oferecesse um atendimento de excelência. Dessa forma, incluímos exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além disso, resolvemos colocar médicos especializados em outras áreas para realizar um atendimento multidisciplinar. No caso de síndromes dolorosas, o paciente consegue ser avaliado e tratado por um ortopedista e por um reumatologista no mesmo lugar”, conta.

 

“Patologias como fibromialgia, artrite, artrose e algumas doenças reumatológicas que podem ter repercussão ortopédica são exemplos de condições avaliadas pelas duas especialidades. Nós conseguimos atender esse paciente e encaminhá-lo para a reumatologia no mesmo dia para um atendimento em conjunto. Assim como ele consegue nos encaminhar também”, assegura a ortopedista.

 

Camila Nobre Bulhões, uma das reumatologistas do Instituto Ferrer, explica um pouco sua área de atuação. “O reumatologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes, inflamatórias, síndromes dolorosas e doenças osteometabólicas e musculares”, explica.

 

Na visão dela, a consulta com um reumatologista é de extrema importância, já que o diagnóstico precoce permite um tratamento também precoce e, consequentemente, uma melhor evolução da doença, muitas vezes sem a perda da qualidade de vida do paciente, já que diversas doenças reumatológicas podem deixar sequelas.

 

A Dra. Camila recomenda procurar um reumatologista de imediato em caso de dores ou inchaço articular, dor ou fraqueza muscular, lombalgia ou quando outro médico encontra algum sinal e sintoma compatível com alguma doença reumatológica.

 

Ao falar do atendimento multidisciplinar do Instituto Ferrer, Camila comemora. “Essas especialidades andam sempre de mãos dadas. Há muito benefício em ser atendido por um desses profissionais e rapidamente encaminhado, se necessário, para o outro. Além de conseguirmos discutir o caso do paciente pessoalmente, o que também ajuda muito”, conclui a reumatologista.

 

Por Matheus Venzi, do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada