Os riscos da hérnia de disco durante a gravidez

A pessoa está no momento mais especial de sua vida e de repente começa a sentir uma dor intensa nas costas, até ficar insuportável. A hérnia de disco pode, sim, acometer mulheres durante a gravidez, causando sintomas neurológicos variados e dores importantes.

O disco é uma estrutura cartilaginosa presente entre duas vértebras e funciona como amortecedor para absorver o impacto da movimentação do corpo. Quando acontece alguma alteração nesse sistema de amortecimento, um pedaço do disco, o núcleo pulposo ou algum fragmento se desloca do seu interior e forma a hérnia, provocando um processo inflamatório agudo que causa muita dor na região da coluna.

De acordo com a ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, raramente uma gestante tem hérnia de disco que precise de tratamento cirúrgico imediato. A maioria dos casos necessita apenas de tratamento conservador, com medidas de suporte e analgesia. 

Também é importante lembrar os medicamentos que podem ou não ser utilizados durante a gestação. “Alguns casos que evoluem de forma mais grave e incapacitante podem necessitar de cirurgia. O ideal é que sejam realizados procedimentos menos invasivos e a indicação vai variar com o período gestacional e as particularidades de cada caso”, recomenda a Dra. Luciana.

A ortopedista do Instituto Ferrer relembrou um dos casos que necessitou de cirurgia. “Uma gestante de 8 meses com muita dor nas costas com irradiação para membros inferiores. Tentamos o tratamento conservador e evoluiu com piora progressiva e síndrome da cauda equina, que é uma urgência cirúrgica. A paciente apresentou alteração da função renal e evacuação, com anestesia na região da virilha. Precisávamos operá-la”, explicou.

A médica lembra que a cirurgia foi um momento de tensão, porém com um final feliz. “Tensão para nós, para o anestesista e, principalmente, para a paciente e a família. Mas a equipe estava muito preparada e deu tudo certo! De vez em quando ela me manda foto da filhinha dela, que agora já tem 3 anos”, comemora.

A Dra. Luciana Ferrer também listou alguns cuidados básicos para a prevenção contra a hérnia de disco. São eles:

– evitar pegar peso excessivo;

– cuidados com movimento de flexão do tronco (isso aumenta pressão do disco);

– manter a musculatura fortalecida e alongada com exercícios de rotina;

– evitar a obesidade;

– atenção com a postura;

– evitar o tabagismo.