Pandemia faz acidentes domésticos crescerem por causa do isolamento

Com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a atenção aos acidentes domésticos precisa ser redobrada. Ao passar mais tempo em casa, todos ficam mais vulneráveis a esse tipo de situação, principalmente crianças e idosos. A ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Mariana Ferrer, falou sobre alguns dos principais acidentes e deu dicas para evitá-los no dia a dia.

Perigos na cozinha

De acordo com Mariana, um dos grandes perigos da casa está na cozinha. O fogão é um dos principais causadores de queimaduras domésticas. “A maioria dos acidentes com queimaduras envolve crianças pequenas, que, por curiosidade e desaviso, mexem nas panelas que estão no fogão e acabam por virá-las sobre si”, relata.

Um bom método de evitar isso é sempre manter os cabos das panelas virados para dentro. Dessa maneira, a criança não consegue alcançar para puxá-las e nem correrá o risco de passar por perto e bater no cabo da panela por acidente.

Elas também costumam mexer nos botões do fogão e isso pode provocar um vazamento de gás muito sério sem que o adulto responsável perceba. Por isso é recomendado manter o registro do gás sempre fechado quando não estiver em uso. “Se o seu gás não for encanado, instale o botijão em uma área externa, assim, caso aconteça algum vazamento diretamente dele, não haverá perigo de explosões e intoxicação por inalação de gás”, recomenda a médica.

Atenção com os produtos de limpeza

A intoxicação com produtos de limpeza também é uma ocorrência muito comum na fase infantil. Armazenar produtos de limpeza em lugares de fácil acesso para as crianças pode ser extremamente perigoso. 

Não são raros os casos em que crianças conseguem abrir a embalagem dos produtos e acabam por ingeri-los, intoxicando-se gravemente. “Caso isso ocorra, a recomendação é ir com a criança imediatamente a um pronto-socorro. Não se esqueça de que é importante levar a embalagem do produto”, assegura a médica.

O ideal, na visão da doutora, é sempre armazenar produtos de limpeza em lugares aos quais a criança e animais domésticos não tenham acesso, sempre no alto. “Se isso não for possível, coloque trincos ou cadeados nas portas dos armários”, completa.

Quedas: o maior perigo para os idosos

As quedas são comuns em qualquer fase da vida, mas para o idoso elas podem se tornar um grande problema devido à fragilidade de seus ossos. Por causa desse fator, a prevenção é o melhor caminho para evitar desconfortos.

“Tapetes devem ser evitados, mas caso sejam indispensáveis, dê preferência aos antiderrapantes, que grudam no chão e não oferecem risco de escorregar ao pisar. Coloque corrimão nas escadas para dar apoio na hora de subir e descer. Barras também devem ser colocadas no banheiro, ao lado do vaso sanitário e nas paredes próximas ao chuveiro. Deixar todos os cômodos sempre bem iluminados pode fazer a diferença na hora de enxergar obstáculos no caminho”, aponta Mariana Ferrer. 

Nas crianças, fraturas de clavícula, cotovelo, antebraço, punho e pé são as mais comuns por causa das quedas. Já nos adultos, os riscos maiores são de lesões no ombro, punho, mão, fêmur, tornozelo e pé.

Vale lembrar que todos estes tipos de fraturas provocados por quedas podem ser tratados no Instituto Ferrer. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, no período de 8 a 20 horas. Mais informações podem ser encontradas no site.