Rotina de home office retoma atenção com a postura e dores na coluna

Com a pandemia da Covid-19, a rotina de trabalho de muita gente mudou e também os cuidados com a saúde. De acordo com a ortopedista do Instituto Ferrer, Dra. Luciana Ferrer, por causa da jornada de home office muitas pessoas estão passando mais tempo sentadas do que o normal e isso pode provocar desconforto na coluna e demais articulações.

A má postura pode trazer impacto negativo para a saúde e resultar em alterações nas articulações e na coluna vertebral, especialmente nas regiões cervical e lombar. As consequências disso vão além da estética, podendo desencadear dores difusas, limitação de movimentos, impactos na produtividade, alterações de humor e perda da qualidade do sono. 

A médica explica que o fato de ficar muito tempo parado em uma mesma posição pode sobrecarregar as articulações da coluna. “É necessário fazer intervalos a cada uma hora para mudar de posição. Então o paciente pode levantar e fazer um alongamento, tomar um café, ir ao banheiro etc. O ambiente de trabalho precisa ser adequado, com uma cadeira que tenha apoio para a lombar e antebraços. O computador precisa estar na altura dos olhos e os pés apoiados em alguma superfice”, garante.

Exercícios físicos podem ser efetivos na prevenção das dores. “Atividades de fortalecimento do core abdominal e exercícios de alongamento e flexibilidade são fundamentais. Mas é importante lembrar que, se o paciente apresentar algum problema ortopédico ou estiver com dores, não pode exagerar”, recomenda a ortopedista.

A Dra. Luciana ressalta que se as dores forem muito intensas e não passarem com o tempo, é necessário realizar uma avaliação ortopédica. “Muitas vezes a má postura não é a única causa das dores. Por isso, o paciente precisa fazer exames complementares para que o seu tratamento seja específico e efetivo”, conclui.

Ela  separou mais dicas para manter uma boa postura. Confira:

▫️ evitar uso excessivo de telas digitais (celular, computadores);

▫️ não ficar muito tempo na mesma posição (mudar a cada uma hora);

▫️ ambiente de trabalho adequado;

▫️ posição correta para dormir;

▫️ evitar uso de bolsas e mochilas pesadas;

▫️ evitar uso excessivo de sapatos inapropriados;

▫️ realizar atividade física;

▫ alimentação saudável.