Corpo clínico participa de congressos, cursos e simpósios no Brasil e exterior

A atualização científica constante e o aprimoramento de conhecimentos é uma premissa do Instituto Ferrer. Em 2018, o corpo clínico do Instituto esteve presente em importantes congressos, cursos e simpósios no Brasil e no exterior – como palestrantes e ouvintes – para conhecer mais sobre as principais inovações da ortopedia. Estados Unidos, Holanda, Rio de Janeiro e Goiânia foram alguns dos destinos dos médicos do Ferrer.

Entre os dias 12 e 14 de abril, Dr. Marcelo Ferrer e Dr. Luciano Ferrer participaram do 17º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, no Rio de Janeiro. De 30 de abril a 1 de maio, foi a vez do Dr. Leonardo Paiva embarcar rumo à Flórida, nos Estados Unidos, para participar do 1º Curso Internacional de Artroscopia do Quadril. O evento aconteceu no Miami Anatomical Research Center (MARC), centro de treinamento mundial cujo princípio básico consiste em permitir experiência real na prática de procedimentos médicos a partir de aulas teóricas, discussão de casos clínicos e treinamento (hands on) de técnicas cirúrgicas em laboratórios de anatomia.

 

Os médicos Marcelo e Luciano Ferrer participam do 17º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, no Rio de Janeiro

Leonardo Paiva durante o 1º Curso Internacional de Artroscopia do Quadril na Flórida (EUA)

 

Para Marcelo Ferrer, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e um dos fundadores do Instituto Ferrer, eventos médicos são valiosas oportunidades para compartilhar conhecimentos, experiências adquiridas e novas tecnologias. “Como a pesquisa, as técnicas cirúrgicas e os medicamentos são aprimorados constantemente, é necessário existir intercâmbio para que tudo isto seja difundido”, avalia o ortopedista.

A partir do conhecimento adquirido e das informações divulgadas no meio científico, Dr. Marcelo Ferrer explica que é possível garantir que o atendimento aos pacientes esteja em constante evolução. “As técnicas de tratamento desenvolvidas pelos médicos do Instituto Ferrer são as mesmas praticadas nos melhores serviços de Ortopedia e Traumatologia dos Estados Unidos, Europa e Brasil”, completa.

Em maio, Dra. Mariana Ferrer, Ortopedista Pediátrica do Corpo Clínico do Instituto Ferrer, participou do congresso promovido pela Pediatric Orthopaedic Society of North America (POSNA), ou Sociedade Norte-Americana de Ortopedia Pediátrica. De acordo com a médica, o evento, realizado no Texas (EUA), tratou de importantes temas relativos à ortopedia pediátrica. “O congresso traz conhecimento, pesquisa, fortalecimento da ortopedia pediátrica”, frisa Mariana Ferrer.

 

Dra. Mariana Ferrer, Ortopedista Pediátrica do Corpo Clínico do Instituto Ferrer, no congresso promovido pela Sociedade Norte-Americana de Ortopedia Pediátrica

 

O mês de maio contou ainda com a participação da Dra. Luciana Ferrer no Cadaver Lab — Cervical e Thoracolumbar Technologies, em Raynham, Massachusetts (EUA). Além da renovação de conhecimentos, a Ortopedista frisa que congressos médicos possibilitam observar condutas e comportamentos profissionais diferentes, o que refina a conduta do próprio médico participante. “Com isso, é possível filtrar o que há de melhor na atualidade e aprimorar o atendimento e a escolha das técnicas, visando sempre o melhor para o paciente naquele momento”, explica a médica.

 

Dra. Luciana Ferrer no Cadaver Lab — Cervical e Thoracolumbar Technologies, em Massachusetts (EUA).

 

Junho também foi produtivo no quesito troca de informações para o Instituto Ferrer. No início do mês, Dr. Luciano Ferrer e Dra. Luciana Ferrer participaram do VI Congresso de Coluna do Centro Oeste, em Goiânia. 

 

Dr. Luciano Ferrer e Dra. Luciana Ferrer participaram do VI Congresso de Coluna do Centro Oeste, em Goiânia (GO)

 

Em meados de junho, Dra. Ana Paula Faria de Carvalho, Reumatologista do Corpo Clínico do Instituto, participou do Congresso European League Against Rheumatism (EULAR), na Holanda. A Liga Européia Contra o Reumatismo, nome da organização em português, representa o paciente, o profissional de saúde e as sociedades científicas da reumatologia de todas as nações europeias, promovendo e apoiando a pesquisa, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças reumáticas.